9 de out. de 2011

ATIVIDADE: VISTA MINHA PELE

Iniciando os preparativos para as atividades do Mês da Consciência Negra, traremos ao nosso espaço virtual algumas propostas de ações que poderão ser utilizadas nos mais diversos âmbitos: sala de aula, formação de professores, dicussões nos movimentos sociais, associações comunitárias, escolas de pais/mães e outros. Nessa primeira sugestão, vamos descrever uma das atividades realizadas com todos alunos de nossa escola na Semana da Consciência Negra (2010) passada.

O objetivo dessa atividade - que fazia parte de um conjunto de outras - foi realizar um debate utilizando as duas últimas aulas de cada um dos turnos acerca da temática do RACISMO. Para isso, utilizamos o documentário chamado "Vista Minha Pele" (2003). O filme trata de uma inversão de papeis entre negros e brancos e conta a história de Maria, uma menina branca, pobre, que estuda em uma escola particular na qual a maioria é negra e rica. Maria esta nessa escola pois sua mãe como faxineira lhe garantiu uma bolsa de estudos. Sua melhor amiga é Luana, de família abastada, que lhe auxilia na campanha da "Miss Festa Junina" da escola. 

O filme traz uma série de questões ao entorno do preconceito racial, a exemplo da construção social dos padrões de beleza, das marcas raciais na divisão social em classes, da necessidade de autoafirmação positiva das etnias marginalizadas e outras tantas.

Na atividade proposta, após a introdução ao tema e explicação dos momentos da atividade, elencamos algumas questões problematizadoras como: Você já ouviu falar em RACISMO? Será que ele existe no Brasil? Você já foi, ou conhece alguém que foi vítima de RACISMO? Adiante, escreveu-se na lousa as seguintes questões:  De que trata o filme? A situação vivida pela personagem tem alguma referência com a realidade? Existe, então, racismo no Brasil? Feito isso, exibiu-se o documentário e após o mesmo, conferiu-se algum tempo para sistematização dos estudantes no caderno e encerrou-se a atividade com um debate sobre as respostas obtidas. 

O filme tem abordagem multidisciplinar e pode ser trabalhado por diversas disciplinas como história, sociologia, filosofia, educação física, biologia e ciências, língua portuguesa, arte, formação de professores e muitas outras. 
Para acessar a atividade completa clique aqui






Nenhum comentário: