ATIVIDADES

CAPOEIRA E JOGOS AFRICANOS

Conforme relatado anteriormente e amplamente nesse BLOG, recebemos em novembro (2011) o Prêmio Orirerê - Cabeças Iluminadas nas categorias individual e Equipe Multi. No site do Centro Cultural Humaitá serão disponibilizadas todas as práticas pedagógicas vencedoras. Essas estão em fase de revisão e em breve estarão disponíveis no site da entidade. 

Na categoria individual, a proposta que encaminhamos foi intitulada "Pedagogia crítica, Educação Física e cultura afrobrasileira: uma experiência de trabalho no ensino fundamental" e relata o trabalho com dois conteúdos na citada disciplina. Optamos então por disponibilizar a proposta premiada como sugestão de trabalho com esses conteúdos.

Nessa proposta, partindo do contexto de nossa escola, apresenta-se uma experiência docente com o trabalho sobre dois conteúdos específicos da Educação Física, quais sejam, a Capoeira e os Jogos Africanos. Essa experiência se refere ao corrente ano. O trabalho com esses conteúdos na Educação Física foram estabelecidos com base nos materiais didáticos produzidos pelo mesmo autor da proposta no formato FOLHAS e apresentam não apenas uma possibilidade, mas uma experiência marcadamente motivante e profícua.

Para ter acesso aos materiais e anexos clique nos links abaixo:

 

 

RUBGY E APARTHEID

Muito se discute acerca do esporte na sociedade contemporânea. Nas aulas de Educação Física tal conteúdo também está presente. No entanto, pouco se tem discutido desse conteúdo na ótica da Diversidade, mais especificamente partindo de temáticas como racismo, preconceito, discriminação, relações de poder, etnocentrismo, eurocentrismo, dentre outras. 

Partindo dessa realidade social, preocupou-se em discutir o Esporte, mais especificamente o Rugby, aproximando-o da realidade concreta e, portanto, de seus múltiplos determinantes sociais como as questões levantadas acima. Surgiu então a temática "O Apartheid NO e DO Esporte", que nos remete a pensar sobre como a escola, os currículos e as práticas pedagógicas muitas vezes podem reproduzir e produzir preconceitos raciais. No entanto, se tratado pedagogicamente, pode contribuir para desconstruir tais preconceitos.

O material apresentado tem interlocução principalmente com a disciplina de Educação Física, mas pode dialogar com facilidade com outras disciplinas como arte, cinema, história, sociologia, sociologia do esporte, geografia política, etc. Essa proposta indica três atividades e três materiais de apoio. Para acessá-los clique nos links abaixo.

  

 

QUESTÃO RACIAL NO BRASIL

Esta postagem se caracteriza mais como uma proposta metodológica para o trabalho com a história, ensino religioso e outras disciplinas possíveis, que como uma sugestão de atividade propriamente dita. A proposta busca integrar teoria e prática no ensino da História. Não adentra na especificidade da História, suas discussões sobre documento e pensamento histórico, mas colabora na dimensão da utilização do conhecimento histórico como orientação para a vida prática. Faz-se a partir de um estudo de caso: a questão racial no Brasil. As sugestões, aqui tomados como exemplos ilustrativos, limitam esta indicação de método ao Ensino Médio. Contudo, pode ser estendido com facilidade à outros níveis de ensino, como também a outras áreas do conhecimento.

São objetivos nessa proposta: 1) Identificar a inércia do passado sobre o presente; 2) Proporcionar um momento de questionamento do presente; assenhorear-se dele no processo de constituição da identidade humana. O material sugere o trabalho com vídeos e comerciais, além de debates e brainstorms. 

Para ter acesso ao material completo clique AQUI




PROPAGANDA E PRECONCEITO

No Mês da Consciência Negra, traremos ao nosso espaço virtual algumas propostas de ações que poderão ser utilizadas nos mais diversos âmbitos: sala de aula, formação de professores, dicussões nos movimentos sociais, associações comunitárias, escolas de pais/mães e outros.

A presente atividade tem por objetivos: oferecer uma proposta de trabalho escolar que envolva e desafie os alunos; promover a educação das relações etnicorraciais para compreendê-la e respeitá-la; favorecer o debate e a reflexão sobre a situação social do afrodescendente na sociedade contemporânea.

Para isso, traz uma série de indicações de propagandas ou campanhas televisivas que podem exercitar a reflexão sobre a temática. A atividade sugere algumas questões ou possibilidades de encaminhamento, tais como: a) elaboração de campanha educativa para a conscientização sobre os temas; b) apresentação de uma propaganda elaborada ou escolhida com os temas propostos e com os recursos disponíveis; c) Identificação de elementos discriminatórios nas propagandas televisivas e outras.

Acesse a atividade completa clicando AQUI.



VISTA MINHA PELE

Iniciando os preparativos para as atividades do Mês da Consciência Negra, traremos ao nosso espaço virtual algumas propostas de ações que poderão ser utilizadas nos mais diversos âmbitos: sala de aula, formação de professores, dicussões nos movimentos sociais, associações comunitárias, escolas de pais/mães e outros. Nessa primeira sugestão, vamos descrever uma das atividades realizadas com todos alunos de nossa escola na Semana da Consciência Negra (2010) passada.

O objetivo dessa atividade - que fazia parte de um conjunto de outras - foi realizar um debate utilizando as duas últimas aulas de cada um dos turnos acerca da temática do RACISMO. Para isso, utilizamos o documentário chamado "Vista Minha Pele" (2003). O filme trata de uma inversão de papeis entre negros e brancos e conta a história de Maria, uma menina branca, pobre, que estuda em uma escola particular na qual a maioria é negra e rica. Maria esta nessa escola pois sua mãe como faxineira lhe garantiu uma bolsa de estudos. Sua melhor amiga é Luana, de família abastada, que lhe auxilia na campanha da "Miss Festa Junina" da escola. 

O filme traz uma série de questões ao entorno do preconceito racial, a exemplo da construção social dos padrões de beleza, das marcas raciais na divisão social em classes, da necessidade de autoafirmação positiva das etnias marginalizadas e outras tantas.

Na atividade proposta, após a introdução ao tema e explicação dos momentos da atividade, elencamos algumas questões problematizadoras como: Você já ouviu falar em RACISMO? Será que ele existe no Brasil? Você já foi, ou conhece alguém que foi vítima de RACISMO? Adiante, escreveu-se na lousa as seguintes questões:  De que trata o filme? A situação vivida pela personagem tem alguma referência com a realidade? Existe, então, racismo no Brasil? Feito isso, exibiu-se o documentário e após o mesmo, conferiu-se algum tempo para sistematização dos estudantes no caderno e encerrou-se a atividade com um debate sobre as respostas obtidas. 

O filme tem abordagem multidisciplinar e pode ser trabalhado por diversas disciplinas como história, sociologia, filosofia, educação física, biologia e ciências, língua portuguesa, arte, formação de professores e muitas outras. 
Para acessar a atividade completa clique aqui


ESTILO AFRO

O objetivo da atividade "Afro Sim! E com muito estilo!" é contribuir com resgate cultural da aparência e estética afro, valorizando seu estilo, afirmando positivamente a autoestima afrodescendente. Na atividade proposta destacam-se as características da pele negra e os cuidados especiais e necessários para uma pele saudável e bonita. Destacamos também as características do cabelo negro que possui uma imensa variedade de possibilidades de apresentação.

Dentro da perspectiva de trabalho com as disciplinas das ciências humanas e biológicas o material pode ser usado como reflexão sobre os estereótipos de beleza e sobre a indústria de consumo. O material é rico em imagens que podem ser transpostas à TVEPENDRIVE ou similar e favorecer o trabalho de análise e debate a partir das fotos. Para favorecer a análise crítica é possível lançar questões sobre:
  • Quais os padrões de beleza para homens e mulheres em nosso país? 
  • Há algum estereótipo mais valorizado?
  • Qual o percentual de brinquedos existentes para que crianças autoafirmem sua pele negra?
  • Como o negro é apresentado nos livros didáticos, qual seu estereótipo?
  • Em novelas geralmente quais os personagens dos atores negros? Isto reforça qual estereótipo.
  • Nos programas e no jornalismo qual o percentual de negros profissionais?
  • Quais personalidades você conhece que assumem seu estilo afro?
Para ter acesso a atividade na íntegra clique AQUI.