10 de jun. de 2012

RÁDIO BLACK

Uma possibilidade que indicamos às escolas é a organização de "rádios de intervalo". Muitas escolas possuem sistema de som e podem fornecer programação musical aos alunos. No CE PAPA JOÃO PAULO I, um de nossos membros - professor Nilo Silva Pereira Netto - elaborou um pequeno projeto para uma Rádio Black, para exibição da rica e variada música negra. O projeto ainda não foi implementado por questões técnicas, mas em breve estará a todo vapor. Eis a justificação do projeto:
"Os celulares, aparelhos de reprodução sonora eletrônica, as novas caixas de som nos intervalos das aulas, no recreio e em todo e qualquer espaço concedido ou conquistado pelos alunos indicam algo bastante importante: a música esta marcadamente presente na vida de nossos alunos e alunas. Partindo desse contexto e considerando a riqueza da contribuição africana e afrobrasileira para a música mundial, proponho um projeto de divulgação de sonoridades baseadas na matriz citada durante os intervalos. Justifica-se a execução desse projeto na medida em que possui potencial para qualificar a sensibilidade musical e crítica de nossas alunas e alunos, combatendo preconceitos, estereótipos e ampliando o referencial positivo da contribuição africana e afrobrasileira".
Sendo assim, o projeto busca os seguintes objetivos: 1) Oportunizar o contato com a música negra; 2) Ampliar o referencial positivo da contribuição africana e afrobrasileira na música; 3) Qualificar a sensibilidade musical do alunado; 4) Ampliar o referencial crítico por meio da música.

A ideia para a realização é, uma vez por semana, executar uma seleção curta dos ritmos: rap, samba, funk clássico, rock, blues e soul, reggae, jazz e outros. 

Dessa forma, nessa postagem, indicamos como possibilidade de trilha sonora para a rádio a contrabaixista e cantora de jazz estadunidense, Esperanza Spalding. Esperanza canta em inglês, espanhol e português. Tocou acompanhada por grandes nomes do jazz, como Pat Metheny, Joe Lovano, Michel Camilo, Donald Harrinson e Milton Nascimento. Foi mencionada pela revista Down Beat como "a melhor baixista em ascensão". Compõe e leciona no Berklee College Of Music em Boston, sendo a mais jovem professora da instituição. Esteve no Brasil em 2006, acompanhada pelo pianista cubano Roberto Fonseca.

Em 2011 ganhou o Grammy na categoria de Artista Revelação, derrotando Justin Bieber, o principal candidato. Esta derrota levou à fúria dos fãs de cantor, que atacaram com insultos páginas na internet referentes a Esperanza. Para conhecer mais clique aqui e assista ao videoclipe abaixo.




Nenhum comentário: