O Centro Cultural Humaita é um Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, com sede em Curitiba. As principais áreas de atuação do Centro Cultural Humaita são oficinas, palestras, eventos e consultorias em arte e cultura africana e afrobrasileira.
Vimos realizando ações no Estado do Paraná desde 2006. Ressaltamos que o Paraná é o Estado mais negro do sul do país, com 28,5% afrodescendentes segundo o IBGE de 2008.
O objetivo do Centro Cultural Humaita é criar situações que valorizem e dêem visibilidade à presença e ao legado cultural afrodescendente no Paraná.
Estas ações estão em consonância com a Conferência Mundial de Durban, a Declaração dos Direitos Humanos, o Estatuto da Igualdade Racial, o Pacto Estadual de Promoção da Igualdade Racial e as Conferências Municipais, Estaduais e Federais da Igualdade Racial.
Consideramos o advento do Estatuto da Igualdade Racial e da Lei 10.639/03 duas das mais importantes ações em prol da cidadania e inclusão da comunidade afrodescendente em nossa sociedade desde a Abolição da Escravatura.
Toda e transformação passa pela educação. E os professores têm uma grande responsabilidade. Portanto se faz importante que a sociedade reconheça e incentive os nossos mestres(as) a continuar exercendo o seu ofício com sabedoria e entusiasmo (apesar de todas as dificuldades a serem enfrentadas, principalmente no que concerne ao ensino da Arte e Cultura Indígena, Africana e Afrobrasileira em nosso país).
Estamos às vésperas do aniversário de 10 anos da Lei 10.639/03! Afim de superar todas as barreiras que ainda impedem a efetivação da Lei, gostaríamos de propor o diálogo e reflexão sobre a efetivação da Lei em 2013. De forma que todos os profissionais de todas as instituições ensino conheçam o assunto e dediquem energia a esta verdadeira “revolução cultural brasileira” de combate ao racismo e à discriminação, através da inclusão da História e Cultura Indígena, Africana e Afrobrasileira nas salas de aula. Oxalá 2013 seja o “ano de ouro” da Lei 10.639!
Pensando nisso, o Centro Cultural Humaita propõe o Prêmio Orirerê – Cabeças Iluminadas, para valorizar aqueles(as) que fazem e fizeram a arte e cultura afro florescer no Estado do Paraná. A primeira edição do prêmio, em 2009, agraciou os mestres da cultura popular e gente de destaque junto à comunidade, mas invisibilizados junto à mídia.
A segunda edição, em 2010, foi uma Solenidade histórica, pois homenageou setenta e cinco templos das religiões de matriz africana de todo o Paraná, cuja discriminação foi e continua sendo um forte vetor do racismo estrutural mas hoje começa a ser questionada legalmente.
Em 2011, Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná SEED e da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba SME, a homenagem agraciou 19 professores(as) e escolas atuando na aplicação da Lei 10.639 em nosso Estado.
Reiteramos que, no nosso entender, as Leis 10.639 e 11.645 talvez sejam as mais importante ações de inclusão do povo afro e indígena no Brasil, desde a Abolição. Os professores premiados em 2011 receberam, além da homenagem na Solenidade, brindes, uma certificação da Assembleia Legislativa do Paraná, almoçaram com o Secretário da Educação no Palácio do Governo e terão seus projetos publicados (o catálogo está em fase final de produção).
SERVIÇO
Prêmio Orirerê - Cabeças Iluminadas - 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário