Em nossas reuniões reservamos sempre um espaço para os estudos. Desde os primeiros diagnósticos em nossa equipe, observamos a necessidade imediata de investimento na formação interna da equipe a respeito da temática da educação étnicorracial. Elegemos então centralmente como leitura a obra "O negro no mundo dos brancos", de Florestan Fernandes e entre os capítulos do livro, inserimos outros artigos e textos que possam dialogar com a primeira obra, assim como com a realidade escolar.
A teoria eleva a consciência do professorado a outro patamar, distinto do aluno por estar num nível de sistematização diferente, mas igual por participarem de uma mesma realidade social, contraditória, articulada e concreta.
Os estudos qualificam o olhar do professor em sala de aula, que passa a refinar suas percepções sobre a temática da educação étnicorracial. Os estudos, o ato de recorrer às teorias gerais para compreender e intervir na realidade, são parte do caminho - embora longo, demorado e árduo - para a transformação social.
Sendo assim, disponibilizamos alguns dos textos pautados para os encontros - anteriores e futuros - os quais conseguimos digitalizar. Para acessá-los ou baixá-los, basta clicar em seus nomes. Os dois últimos arquivos são as Orientações do Departamento da Diversidade da SEED para esse ano de trabalho!
- Florestan Fernandes - O negro no mundo dos brancos - Prefácio
- Florestan Fernandes - O negro no mundo dos brancos - Introdução
- Florestan Fernandes - O negro no mundo dos brancos - Capítulo I
- Florestan Fernandes - O negro no mundo dos brancos - Capítulo II
- Luiz Carlos Paixão - Notas de história e cultura afrobrasileiras - Capítulo I
- Luiz Carlos Paixão - Desafios e perspectivas da legislação - Artigo
- Nilma Gomes - O corpo como expressão da identidade negra - Artigo
- Orientação - Departamento da Diversidade (SEED) - 001/2012
- Orientação - Departamento da Diversidade (SEED) - 002/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário