Nessa sexta-feira, 22/06, no período da manhã os alunos do Projeto Contraturno de Capoeira acompanhados do professor Nilo Silva Pereira Netto visitaram à Exposição Fotográfica “Rugendas: Olhares viajantes ontem e hoje” de Socorro Araújo. A exposição, em cartaz no Instituto Goethe - Curitiba, apresenta uma revisitação fotográfica de Socorro Araújo à obra de Rugendas, pintor alemão que retratou com seu pincel o povo e os costumes do Brasil colonial. Rugendas ficou famoso por ser uma referencia na pintura do cotidiano africano no Brasil oitocentista, retratando inclusive os primeiros passos da capoeira.
O grupo de alunos e alunas do ensino fundamental, partícipes do projeto de capoeira, tiveram um momento anterior de estudo das obras com o professor - que trabalha o ensino da história da capoeira a partir das imagens e obras de arte do período - e posteriormente fizeram a visita à exposição.
O grupo foi recebido fraternalmente pelo Instituto Goethe e adorou a exposição. As fotos de Socorro foram apreciadas e elogiadas pelos mesmos, que puderam perceber a sensibilidade artística da fotógrafa no registro dos importantes momentos do cotidiano afrobrasileiro atual.
Segundo professor Nilo, a exposição enriqueceu a intervenção realizada em aula, que no projeto, já adota uma formatação distinta da sala de aula tradicional. Durante a exposição, o professor explanou aos alunos chamando atenção para os detalhes de algumas das obras. De acordo com o mesmo "uma das obras fundamentais de Rugendas retrata o jogo da capoeira na sua prática espontânea, lúdica que em análise comparativa com a belíssima fotografia de Socorro Araújo, nos ilustra continuidades e rupturas nessa manifestação cultural tão cara à identidade cultural brasileira".
O professor aproveitou para agradecer publicamente a acolhida e atenção especial do Instituto Goethe, assim como o apoio das famílias dos alunos e da direção da escola que prontamente apoiou o evento. A exposição tem entrada franca e fica em cartaz até 14 de julho deste ano. Abaixo algumas imagens da visita ao Instituto Goethe.
Recepção pelo Goethe Institut |
Registrando a presença |
Apreciação das obras |
Identificando obras trabalhadas em aula |
Foto final com alunos e professor |
Nenhum comentário:
Postar um comentário