21 de out. de 2012

ACERVO: REVISTA HISTÓRIA


Continuando com a ação de resenhar os materiais que temos disponíveis para fundamentar as aulas de todas as disciplinas na perspectiva da educação étnicorracial, aqui vai a contribuição do professor Flávio Martins, nosso colega da disciplina de matemática, que descreveu um pouco das suas impressões sobre uma das revistas de nosso arquivo de materiais. Essa revista foi uma gentil doação da professora Luciana Lago, também colega da disciplina de matemática. Confiram a matéria do professor Flávio.

REVISTA HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL

Um dos materiais que possuímos no nosso acervo, é a revista História da biblioteca nacional: “ Africanos além da escravidão” ano 7 nº 78 de março 2012. Começa com a fotografia da capa na qual nos conta a história de dona Cândida da Conceição. Esta pessoa nos revela o conhecimento que um ser humano acumula durante a sua vida, nos deixando afoitos de conhecer um pouco mais sobre sua vida e sua trajetória. Leva-nos a pensar o quanto a comunicação oral pode ser um meio de conhecimento importante para nossa vida e sobre as histórias de nosso país.


Nesta revista iremos encontrar algumas reportagens intrigantes e surpreendentes, as quais irei apenas alimentar e aguçar vossa curiosidade. Na qual poderemos verificar se quem sabe poderá contribuir para a nossas aulas, sendo que, pelo que percebi, poderá enriquecer as disciplinas de História, Geografia, Arte, entre outras, vale a pena analisar.

INSTRUMENTOS VIAJANTES
Um grupo de pessoas viaja pelo Brasil, visitando várias comunidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste e produzindo um material (filmes e músicas), que com certeza é rico conteúdo histórico, bem como de costumes de algumas comunidades que compõem nosso Brasil.

DA FAMA À INSANIDADE
Esta reportagem nos traz um relato de um filme baseado na história de um jogador brasileiro polêmico, mas brilhante que encantou muitas gerações. Para aqueles que gostam de futebol, poderá contribuir para suas aulas.

PRIMEIROS PASSOS
Conta um pouco sobre da dança brasileira, relembrando um grande expoente de nosso balé, Ana Botafogo, através de uma série de documentários nos mostra um pouco do desenvolvimento e da dificuldade que a cultura sofre em nosso país para seu desenvolvimento.

MÚSICA ENGAJADA
O jornalista Franklin Martins lança livros sobre a rica música brasileira, na qual nos traz vários relatos de sua contribuição para a nossa história.

ESPAÇO ANTIGO, VIDA NOVA
Esta reportagem nos proporciona o conhecimento sobre alguns espaços importantes sendo construídos para a nossa cultura, na qual nos mostra a descoberto de locais que contribuem para a história de nosso país.

DOSSIÊ
Neste teremos várias reportagens que nos trarão um pouco mais de informação sobre alguns costumes que possuímos oriundos dos vários povos africanos, bem como um pouco sobre a história deste rico continente e da forma como se processou a distribuição dos mesmos no território brasileiro destes povos. Com isso poderemos aprender um pouco mais sobre nosso desenvolvimento histórico-cultural, bem como a dificuldade que eles enfrentaram no seu novo continente de moradia. Nelas poderemos ter uma breve ideia da contribuição destes para o desenvolvimento técnico de nosso país, como costumes da sociedade da época, como o caso das sinhás pretas, da formação de nossa língua portuguesa (distanciamento do português de Portugal); a resistência dos africanos a sua nova situação de vida, como o caso da revolta dos Malês em Salvador. Bem como nos traz informações sobre autores brasileiros, como Bastos Tigre, os autores da literatura de cordel, João Antônio e outros que nos desvenda o  quanto nossa história é rica e pouco estudada, nos deixando uma grande tarefa de alimentar a curiosidade de nossos alunos para uma maior produção sobre a mesma.

Por fim ainda temos uma entrevista com Paul Lovejoy, na qual este nos mostra algumas facetas do racismo que sofremos desde a escravidão até os dias atuais, em que, tal atitude tem dificultado o pleno desenvolvimento do país, pois tais atitudes atrapalham os que sofrem com o preconceito bem como aqueles que praticam tais atitudes.

Nenhum comentário: