21 de out. de 2012

MATERIAL: CARTILHA COTAS


O material que segue no link abaixo é uma cartilha sobre as Cotas Raciais. Esse material é rico, serve ao debate com estudantes, professores, comunidades. A professora Claudete Leite, que nos trouxe o material fez um breve comentário sobre o material, confiram e no link pode-se fazer download.

CARTILHA COTAS RACIAIS

O crescimento da demanda por rodas de conversa sobre cotas raciais apontou a necessidade de produzir um instrumento que levasse ao público argumentos a favor dessa política, ao contrário do que usualmente se veicula na grande mídia, estimulando e qualificando o debate.

Oferecer argumentos pró-cotas é também uma maneira de democratizar o acesso à informação, permitindo que o público forme sua opinião de forma mais consciente, não se baseando apenas em argumentos contrários à política. 

Cotas raciais, por que sim? As políticas de ação afirmativa são mecanismos de inclusão social e racial, ajudando a produzir novos argumentos e pontos de vista que contribuam para uma sociedade mais justa e democrática. 

Quando as pessoas que defendem as cotas raciais falam de “raça”, estão dando um sentido político e social ao termo. Ou seja, referem-se às pessoas que, por considerarem importante para suas identidades a presença de componentes de matriz africana, se autodeclaram ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como “pretas” ou “pardas”. Numa leitura política, essas duas categorias de cores (preta e parda) são entendidas como o segmento “negro” da população, pois as pesquisas mostram que as trajetórias de vida das pessoas pretas e pardas são muito mais próximas entre si do que se comparadas com as trajetórias das pessoas brancas. A desigualdade e a discriminação raciais precisam ser corrigidas também com políticas públicas, e não só com a ideia de que somos um “paraíso racial”.



Nenhum comentário: