7 de dez. de 2012

EVENTO: PALESTRA EDUCAÇÃO ÉTNICORRACIAL

A Equipe Multidisciplinar para Educação das Relações Étnicorraciais do Colégio Estadual Papa João Paulo I realizou em dezembro (01) uma palestra proferida pela professora Dirléia Aparecida Matias acerca da temática da Educação Étnicorracial. 

O evento deveria estar inserido na Semana da Consciência Negra, todavia, por uma série de motivos foi adiado. O evento foi aberto aos professores, funcionários, familiares e estudantes. Também foram convidadas outras equipes multidisciplinares, assim como o Departamento de Diversidade da SEED, representado na pessoa da professora Marilda Macchi.

O evento contou, na abertura, com a apresentação do Projeto de Contraturno Escolar de Capoeira, coordenado pelo professor Nilo. Os alunos apresentaram uma música – “Vai ter brincadeira” de Carolina Soares – e posteriormente o jogo da capoeira, que foi acompanhado da música tocada pelos próprios alunos. 

Na abertura, foi conferida palavra ao DEDI da SEED, assim como ao diretor da unidade educacional. Antes da palestra, foram lidos os poemas, “As vezes me chamam de negro”, “Ibejis” e “Magia Negra”, esse último lido por Thayne Rosa, estudante de sétimo ano da escola que emocionou a todos. Posteriormente, foi conferida palavra ao professor Nilo, para o balanço do coordenador da Equipe. O balanço realizado pelo coordenador, seguirá em outra postagem.

Palestrante: Dirléia Aparecida Matias. É pedagoga da Rede Municipal de Araucária e da Rede Estadual do Paraná. Licenciada em pedagogia (UFPR). Especialista em Metodologia de Ensino (IBPEX), Pós graduanda em Educação das Relações Étnicorraciais (UFPR). É coordenadora de Formação Pedagógica e Política do SISMMAR, onde também Coordena o Coletivo de Pedagogas. É integrante do Grupo de Estudos Africanidades de Araucária.

Além de atender ao tema "A contribuição africana e afrobrasileira para o currículo escolar", Dirléia também respondeu aos questionamentos do público, esclarecendo pontos e contribuindo com sugestões. Em sua palestra, a pedagoga criticou a hegemonia eurocêntrica dos currículos, o que negligencia por vezes os conteúdos relativos à África. Também apontou que há contribuições positivas para a sociedade brasileira, advindas dos africanos e afrodescendentes, muito além do trato dos conhecimentos com o período da escravidão. 

Dirléia, disponibilizou também ao nosso BLOG, sua produção no âmbito do PDE da Rede Estadual, na qual se debruçou sobre a contribuição do pedagogo na mediação do currículo e a inserção da História e Cultura Africana e Afrobrasileira. A unidade didática pode ser acessada clicando AQUI.

Após a palestra o momento cultural foi coordenado pelo professor Oswaldo Alcântara, de Educação Física, que ensinou aos participantes o jogo de Mancala, herança da cultura corporal africana, trabalhado durante as aulas de educação física na escola.

Confira as imagens do evento!



















Um comentário:

Rodrigo Navarro disse...

Parabéns ao grupo. Saudades de todos/as. Que esse trabalho possa semear e gerar frutos em muitas pessoas. Que seja realmente um tempo e espaço de grandes reflexões e superações.
Um grande abraço.
Rodrigo Navarro